Combater, navegar ou flutuar? O que isso tem a ver com o seu negócio?

Eu uso um modelo nas minhas mentorias para gestores ou no conselho de empresas, e na vida também, que vem da minha experiência na marinha, e que foi de muita importância quando comandei um navio.

Em qualquer missão, toda decisão partia de três possibilidades muito claras:
ou o navio estava pronto para combater;
ou precisava navegar ajustando a rota;
ou a prioridade era simplesmente flutuar para continuar existindo.

São as chamadas “Prioridades do Comando”, que são anunciadas de tempos em tempos, no sistema de alto falantes do navio, no decorrer da missão e direcionam a tripulação na forma como vão conduzir suas ações a bordo.

E tinha um ponto que nunca mudava, eu não escolhia o cenário… eu reconhecia!

Quando eu levo isso para dentro das empresas do agro, a lógica é a mesma.

Mas é aqui que começam os erros.

A maioria dos empresários não decide com base na condição real da empresa, decide com base no que gostaria que fosse verdade.

Já vi empresa tentando crescer com a operação desorganizada.
Já vi empresário deixando oportunidade passar mesmo com tudo pronto para avançar.
E já vi empresa com o caixa apertado tocando o negócio como se estivesse tudo normal.

Percebe o padrão?

Não é falta de dado, nem de tecnologia, é desalinhamento entre a realidade e a decisão

E tem um ponto que sempre gera desconforto quando eu falo:

Sistema, indicador, inteligência artificial… tudo isso ajuda, mas não corrige leitura errada.

Se você interpreta errado o momento da sua empresa, qualquer ferramenta só vai acelerar a decisão equivocada.

Agora, quando essa clareza vem, muda tudo

Se está em condição de combater, você avança com segurança
Se precisa navegar, você ajusta sem ansiedade
E se for momento de flutuar, você protege o negócio com consciência

As decisões começam a fazer sentido, param de ser reação… e passam a ser coerência

Esse meu café de sexta, apesar da imagem, não é sobre gestão naval.
É sobre clareza na tomada de decisão.

• Combater exige confiança

• Navegar exige inteligência

• Flutuar exige disciplina emocional

Então me diz, como se a gente estivesse aqui num café mesmo

Hoje, olhando de verdade para o seu negócio…Você está em condição de combater, navegar… ou flutuar?

E mais importante que isso: Suas decisões estão coerentes com essa realidade…ou você está forçando uma situação que ainda não existe?

O artigo abaixo aprofunda o assunto:

1 curtida